Os primeiros livros infantis foram escritos por pedagogos e professores com objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesia que se estabelecia.
A relação entre Literatura e a Escola é forte desde o início até hoje.Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula,mas atualmente o objetivo não é transmitir os valores da sociedade e sim propiciar uma nova visão da realidade.
"...a escola é,hoje,o espaço privilegiado,em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo.E,nesse espaço,privilegiamos os estudos literários,pois,de maneira mais abrangente do que quaisquer outros,eles estimulam o exercício da mente;a percepção do real em suas múltiplas significações;a consciência do eu em relação ao outro;a leitura do mundo em seus vários níveis e,principalmente,dinamizam o estudo e conhecimento da língua,da expressão verbal significativa e consciente."
" A literatura infantil torna-se,deste modo,imprescindível.Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura pois esta se constitui em material indispensável,que aflora a criatividade infantil e desperta as veias artística da criança."
" Ainda assim podemos ver o sentido pedagógico atribuído à literatura infantil .O que importa,entretanto,é ver que o livro pode ser um objeto para que a criança reflita sua própria condição pessoal e a sociedade em que vive."
Citações:
COELHO,Nelly Novais.Literatura Infantil:teoria,análise,didática.São Paulo:Moderna,2000.
PIRES,Diléa Helena de Oliveira."Livro...Eterno Livro..." Belo Horizonte:março de 2000.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
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